Aviso de Cookies

Eleição da CBF pode acabar com liga criada por clubes

Henrique Manfio

Updated on:

Há algumas semanas clubes da série A e B do Campeonato Brasileiro, entre eles o Corinthians, anunciaram a criação de uma liga independente da CBF. Todavia, com a eleição para a presidência da Confederação Brasileira de Futebol, que está prestes a acontecer, é possível que a tal liga acabe antes mesmo de começar.

Com nova eleição para presidência da CBF é possível que a criação da liga idealizada por clubes, entre eles o Corinthians, acabe ficando de lado. (Foto: Divulgação)
Com nova eleição para presidência da CBF é possível que a criação da liga idealizada por clubes, entre eles o Corinthians, acabe ficando de lado. (Foto: Divulgação)

Primeiramente, Rogério Caboclo deve ser afastado de forma definitiva nos próximos dias. Afinal, o dirigente é acusado de praticar assédio sexual e moral enquanto presidia a CBF, crimes que o mesmo nega ter cometido. Sendo assim, muito em breve, a nova eleição deverá ser convocada.

Dependendo de quem venha a assumir o cargo de presidente da CBF, pode ser que as três principais demandas pleiteadas pelos clubes sejam atendidas. Caso isso aconteça, é provável que a articulação para a criação da nova liga acabe perdendo força.

Com relação às pautas abordadas pelos clubes, uma delas já estaria com a solução encaminhada. Trata-se da mudança na legislação vigente para que o mandante dos jogos tenha total independência para negociar os direitos de transmissão da partida. Essa questão já está sendo tratada em Brasília, pelo Congresso Nacional, com a Lei do Mandante em vias de ser aprovada e sancionada.

Calendário

A segunda solicitação dos clubes brasileiros é em relação ao calendário de jogos. Atualmente, todos os campeonatos nacionais são paralisados quando a seleção brasileira entra em campo. Nesse sentido, a CBF já vem evitando conflitos com as datas FIFA. No entanto, os jogos nacionais no dia seguinte aos do Brasil. Dessa forma, atletas que estavam à serviço da seleção são sacrificados tendo que atuar pelos seus times menos de 24 horas após os jogos da seleção.

Veja mais notícias do Timão:
+ Renato Augusto é registrado no BID

+ Próximo jogo

O objetivo dos clubes brasileiros é que as competições nacionais só sejam retomadas no final de semana seguinte ao jogo da seleção da CBF. Além disso, existe também preocupação especial com relação ao calendário de 2022. Isso porque, a Copa do Mundo do Qatar será realizada entre novembro e dezembro. Portanto, o Campeonato Brasileiro teria que ter fim no final de outubro, ou, no máximo, no início de novembro.

Mesmo assim há um temor por parte dos clubes de que a compressão no calendário os obrigue a jogar até três vezes por semana. Fato que comprometeria o desempenho das equipes, assim como colocaria em risco a saúde dos atletas.

Questões de arbitragem

O terceiro ponto abordado pelos clubes visa resolver problemas da arbitragem. A intenção aqui é de se criar uma nova diretoria na CBF voltada exclusivamente para priorizar a transparência e a capacitação dos árbitros das competições nacionais, em especial, com relação ao árbitro de vídeo, o VAR.

Assim como acontece nas partidas da Conmebol, os times brasileiros desejam que a CBF passe a divulgar os áudios do que é conversado entre os árbitros no dia seguinte as partidas.

Por fim, clique aqui e se inscreva no canal Identidade Corinthiana no YouTube.

Deixe um comentário