Aviso de Cookies

Heróis do Mar! Redenção de VP e acesso da Portuguesa

Luís Butti

É Oficial: o Corinthians ganhou mais um clássico em seu calendário de 2023: A Portuguesa vem ai.

Corinthians e Portuguesa se enfrentam nos anos 90
Corinthians e Portuguesa se enfrentam nos anos 90 (Reprodução Internet)

No fim de semana em que o português Vítor Pereira triunfa com seu estilo de jogo contra o Botafogo por 3×1 e ganha a Fiel com uma Coletiva perfeita, a Portuguesa de Desportos, pela Semi do Paulista A2, empatou com o Rio Claro por 1×1 no Canindé e voltou para a Série A1 do Paulista em 2023.

Além disso, o São Bento de Sorocaba também subiu para a divisão principal do Estadual.

Embora em baixa nos últimos 15 anos pelo declínio da Lusa, Corinthians x Portuguesa é sim, um Clássico.

Um grande clássico.

De imensa rivalidade principalmente nos anos 30, e posteriormente 70, 80 e 90, a Portuguesa faz com o Timão o chamado Clássico dos Invictos.

Os dois clubes, por exemplo, possuem a Fita Azul, uma honraria entregue pela CBD aos clubes que atingiam um determinado número de partidas invictas nas excursões para o exterior.

O Coritiba também possui tal honraria.

Em crise e reformulando o time desde o rebaixamento do Caso Héverton em 2013 envolvendo Flamengo e Fluminense, a Portuguesa de Desportos também acabou caindo no Paulista anos depois e passando pela Neo Química Arena apenas uma vez: em 2015, com vitória corinthiana por 2×0, com dois gols de Malcom.

No entanto, quis o destino que o Clássico dos Invictos contra o clube lusitano voltasse, pelo menos no Campeonato Paulista, justamente no momento-chave em que o Timão abre os olhos ao mercado português, com Vítor Pereira e Rafael Ramos.

Grandes nomes de Corinthians e Portuguesa

Na história, grandes nomes do Corinthians passaram pela Portuguesa, como Zé Maria e Basílio.

Mais recentemente, o volante Guilherme Torres, atualmente no Futebol Grego e peça-chave de Tite em 2013, também passou pela equipe rubro-verde.

Momentos de rivalidade aflorada também aconteceram, como o caso Castrilli de 1998, onde o clube do Canindé reclama até hoje da arbitragem polêmica do argentino Javier Castrilli no 2×2 no Morumbi.

Por outro lado, o Timão lamenta o fato da Lusa ter se recusado a negociar o brilhante Dener com o cube de Parque São Jorge em 1993.

Lamentavelmente, atuando pelo Vasco, Dener falecia no ano seguinte num acidente de carro.

Ao todo, Corinthians x Portuguesa se enfrentaram 257 vezes, com 143 vitórias do Corinthians, 60 da Portuguesa e 54 empates.

No momento onde Portugal está em alta no Timão, o Clássico dos Invictos contra o clube do Canindé está garantido para 2023.

Veja mais notícias do Timão
Há 10 anos: Corinthians classificado no Paraguai

Próximo jogo

Deixe um comentário