Aviso de Cookies

Novo Corinthians tem mais posse de bola

Identidade Corinthiana

Updated on:

O Corinthians terminou a fase de grupos do Campeonato Paulista sendo dono da segunda melhor campanha da competição, além disso, teve mais posse de bola ao fim de seus jogos do que todos os seus adversários no torneio.

Gol do Corinthians contra o Grêmio Novorizontino (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)
Gol do Corinthians contra o Grêmio Novorizontino (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

Por exemplo, com Sylvinho, a média da posse ficou em 56,5%. Com Fernando Lázaro, interino, subiu para 63,6%. Agora, com Vítor Pereira, com apenas quatro jogos no comando do português, foi para 63%. Esses são os números dos três técnicos que o Corinthians teve no Paulistão 2022.

Isso prova que o atual elenco do Timão tem como característica própria ficar mais com a bola, independente do treinador.

Em outras palavras, Paulinho, Giuliano e Renato Augusto são jogadores de muita qualidade técnica no meio-campo, proporcionam esse jogo mais pensado, passes certos e jogadas inteligentes. E essa posse de bola tem reflexo em gols.

Por isso, o Timão terminou a primeira fase com o melhor ataque da competição, com 19 gols em 12 jogos, ao lado de Ituano e Santo André.

O Corinthians de Vítor Pereira marcou oito gols em quatro jogos – antes dele, foram 12 em oito partidas –, com uma média de 12,7 finalizações.

Antes do português, o número de chutes necessários para marcar um gol era de 10,3. Com ele no comando do time, passou para 6,37.

Paulinho em campo pelo Corinthians contra o Grêmio Novorizontino (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)
Paulinho em campo pelo Corinthians contra o Grêmio Novorizontino (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

Por outro lado, agora o time precisa de mais passes completos para uma finalização. Antes, eram necessários 40,6 passes completos para um chute. Agora, com Vitór Pereira, são 48 passes necessários. Uma mudança pequena para apenas quatro jogos sob o comando do novo treinador.

Veja mais notícias do timão:
+ Corinthians vence apesar do desempenho questionável
+ Próximo jogo

Posse de bola também na defesa

Os números defensivos do timão também melhoraram, da mesma forma, o time terminou a primeira fase do torneio com dez gols sofridos em 12 jogos. A média de desarmes completos foi de 17 por jogo. De incompletos, três. Em faltas cometidas, dez, e cartões amarelos, 1,5.

O Corinthians viu esses números crescerem com Vítor Pereira, que busca sempre pressionar o time adversário no campo de ataque. A média de desarmes completos foi de 14,6 para 18, a de desarmes incompletos de 2,7 para 3,25 e o de faltas cometidas de 8,7 para 10,5.

Em conclusão, o Corinthians entra em campo nesta quinta-feira (24) pelo Campeonato Paulista, às 19h00, contra o time do Guarani, pelas quartas de final do Paulistão 2022. O jogo será na Neo Química Arena.

Deixe um comentário