Talvez esteja na hora de mudar mais

Caíque Guirao

Updated on:

identidade corinthiana talvez esteja na hora de mudar mais foto rodrigo coca ag corinthians
Foto: Rodrigo Coca / Ag. Corinthians

De uns anos para cá ficamos acostumados com o Corinthians jogando num 4-5-1 (ou 4-3-2-1, se preferir) e já faz um tempo que o esquema tático parece não funcionar. Ou ao menos não vem funcionando de maneira satisfatória.

Jogo a jogo, Tiago Nunes muda um, altera o posicionamento de outro, insiste em improvisações que provaram que não dão resultado (tipo Luan como meia), mas não muda o esquema tático. Será que o elenco que temos atualmente não pede um outro esquema?

Não temos pontas velozes e com uma boa média de desempenho, o que já compromete razoavelmente essa ideia de jogo. Porém temos alguns meias que talvez poderiam funcionar melhor se a equipe adotasse um 4-4-2 tradicional, com dois volantes, dois meias e então avançar Luan, colocando-o na posição em que se deu bem no Grêmio. Na teoria isso poderia facilitar uma troca de bola com o centroavante e aumentaria a chance de ele finalizar contra o gol adversário.

Talvez uma mudança tática pudesse trazer novos ares à equipe, ainda mais que o time nitidamente não consegue evoluir na parte criativa. A criação não é o único problema em campo, mas é o mais evidente. E se apenas mudar os titulares não vem surtindo muito efeito, uma alteração tática desponta como uma possibilidade.

Em relação à substituiçãoes, Lucas Piton foi muito mais seguro na lateral esquerda. Sidcley, que vinha sendo titular até então, parece ainda não ter atingido uma boa forma física e vem tendo alguma más exibições.

Porém uma coisa me intriga: as constantes substituições de Cantillo. Se o colombiano ainda não está 100% fisicamente desde que se recuperou da covid, dá para entender. Se é opção técnica, fico mais curioso ainda, já que ele tem sido um dos nossos jogadores mais relevantes.

Contra o Palmeiras dificilmente poderemos esperar alguma mudança mais profunda na equipe, mas gostaria de novidades no esquema tático para ver se o time consegue melhorar um pouco o desempenho. Poderia ser interessante.

Deixe um comentário