Na última segunda-feira (5), a Seleção Brasileira conheceu o adversário das quartas de final da Copa do Mundo do Catar. O Brasil, que goleou a Coreia do Sul por 4 a 1 nas oitavas, vai encarar a Croácia de Luka Modrić, após os croatas eliminarem o Japão nos pênaltis.
Há cerca de 9,5 mil quilômetros de distância, nem o espaço delimitado pela geografia é capaz de apagar uma paixão, de um sentimento que nasceu no ano de 2014, durante a Copa do Mundo disputada aqui no Brasil. E desse amor, 30 milhões de Corinthianos, entendem muito bem.
A Identidade Corinthiana traz com exclusividade uma entrevista com um integrante do Bando de Loucos, que não é brasileiro, mas sim da Croácia.
O croata Corinthiano
Željko, é de Zagreb, uma pequena comunidade na Croácia, e esteve no Brasil durante a Copa do Mundo, em 2014. Apesar de vir acompanhar a sua seleção, o rumo da sua torcida mudou totalmente quando escutou um hino pela primeira vez.
Diz ele cantarolando: ‘Aqui tem um Bando de Loucos, Loucos por ti Corinthians‘.
Željko, lembra que quando chegou ao Brasil teve o primeiro contato com alguns torcedores do Corinthians, e que apresentaram o hino do clube. Desde então, o croata se apaixonou pelo time do Parque São Jorge, inclusive pela sua torcida. Há época, a seleção da Croácia disputou a estreia do Mundial, na Neo Química Arena, onde foi eliminada pelos brasileiros por 3 a 1.
No ano seguinte, em 2015, Željko, voltou ao Brasil e se aventurou como um torcedor nato do Timão ao presenciar vitórias históricas.
– Estive várias vezes no Brasil, quatro vezes eu fui a partida e seis vezes eu tentei ir. Estive no Rio de Janeiro no jogo contra o Vasco. Voltei à São Paulo e assisti o 6 a 1 contra o Tricolor. Depois fui de caravana para Santos. Em 2018, estive no jogo contra o Palmeiras que foi 2 a 0, na Arena Corinthians. Tentei assistir a partida contra o Flamengo, mas acabei me perdendo nas datas – iniciou o Croata em entrevista à Identidade Corinthiana.
Bem vindo ao hospício em Zagreb
Željko, está há quase 10 mil quilômetros de distância do clube brasileiro que se apaixonou. No entanto, o croata teve a ideia de colocar esse amor no seu dia a dia. Ele abriu um bar chamado ‘Café Corinthians”, que fica no bairro de Sesvete, leste de Zagreb. O local foi inaugurado em abril de 2015, com o objetivo de também receber os torcedores Corinthianos e amizades que fez pelo Brasil.
– Tenho o bar do Corinthians na Croácia por volta de 8 anos e muitas pessoas visitam o bar. Em torno de 700 a 800 brasileiros estiveram lá desde quando abrimos ele.
O Bar Café Corinthians, não só leva o nome do clube, como tem a decoração do alvinegro como tema principal. Nas paredes da cafeteria é possível ver uma foto de Tite, ex-técnico do Corinthians e atual comandante da Seleção Brasileira segurando a bandeira ‘The Favela is Here‘ que aparece como destaque na parede, e uma outra de Ayrton Senna com a camisa do Timão.
Željko, contou também à reportagem que muitos torcedores do Corinthians viajam para a Croácia para conhecer o bar, e sempre deixam algumas lembranças como bandeiras, fotos e símbolos.
– Algumas vezes assistimos os jogos do Corinthians. Mas aqui na Europa temos dificuldade de assistir jogos do Brasil, pois poucos canais passam os jogos. O fuso horário é um pouco diferente, mas quando temos oportunidade assistimos, não é sempre, mas quando é possível assistimos.
– Recebemos sim vários corinthianos no inverno não muito, mas no verão eles sempre aperecem nos finais de semana, continuou Željko.
Brasil vs Croácia
Na Copa do Mundo deste ano, o Brasil vai enfrentar a Croácia nas quartas de final, que será disputada na próxima sexta-feira, 9. Željko, que além de Corinthiano, torce também para a seleção do seu país fez uma breve análise do jogo.
– Acho que vai ser uma partida dificil, o favorito é o Brasil, mas acredito que a Croácia vai fazer uma boa partida. Temos um bom meio de campo, mas não temos um bom atacante como os brasileiros. Então sera uma boa partida, pontuou.
– Eu assisti os primeiros jogos no Qatar, Croácia contra Marrocos, e contra Canadá. Atualmente estou em Dubai pois Doha no Qatar, é um lugar muito caro, e vou assistir duas partidas aqui e amanhã eu vou viajar para assistir o jogo do Brasil, finalizou Željko, que se prepara para acompanhar o duelo entre as seleções na sexta-feira, 9.
Saudações alvinegras direto da Croácia
Amor envolvido!
Existe um Corinthians na vida de um torcedor Croata.
🎥Agência IDC#Corinthians pic.twitter.com/zIKbXQOVjv
— Identidade Corinthiana (@IDCorinthiana) December 8, 2022