Há exatos 14 anos, um dos maiores ídolos do futebol brasileiro era apresentado no Corinthians.
Ronaldo Fenômeno foi a grande cartada da diretoria corinthiana que levou o clube à outro patamar. Relembre a apresentação do jogador no Parque São Jorge .
No dia 12 de dezembro de 2008, a torcida chegava enlouquecida ao Parque São Jorge, fogos e gritos ”Não é mole, não. Ronaldo é mais um louco pra jogar no Coringão!“, marcava o início de uma nova era para o Corinthians.
O verdadeiro Fenômeno no Corinthians
A contratação que era praticamente ‘impossível’ aconteceu: Ronaldo Fenômeno reforçaria o Timão.
Em pouco mais de dois anos no Parque São Jorge, Ronaldo teve grande contribuição em títulos e mudanças do Timão.
Apesar de uma série de lesões e por acreditar que não conseguiria contribuir tanto para o Corinthians, o jogador não deixou de ser o craque do clube paulista.
Relembre a passagem de Ronaldo pelo Corinthians
Ronaldo Fenômeno fez sua estreia contra o Itumbiara, pela Copa do Brasil, no dia 04 de março de 2009, começando no banco de reservas.
Em seguida, no dia 08, engrenou no clássico contra o Palmeiras, onde também entrou apenas na segunda etapa. No entanto, nos acréscimos, R9 marcou seu primeiro gol pelo time, garantindo o empate no dérbi.
Em 2009, o Corinthians venceu o Paulistão e Copa do Brasil, o Fenômeno foi decisivo, marcando gols na semifinal e final do estadual contra São Paulo e Santos, respectivamente.
Em seguida, na final do Campeonato Brasileiro, marcou um gol na partida de ida decisiva contra o Internacional.
Neste mesmo ano, Ronaldo terminou a temporada com 23 gols, sendo 13 pelo Brasileirão.
O Tão sonhado Mundial
O tão sonhado título de Ronaldo pelo Corinthians não veio: o Mundial. Em 2010, o Timão disputou as oitavas de final do torneio contra o Flamengo.
O Coringão foi derrotado no primeiro jogo por 1 a 0, e venceu o segundo jogo por 2 a 1. No entanto, o alvinegro foi eliminado por conta da regra do gol qualificado.
Em 2011, o Corinthians foi novamente eliminado da Libertadores na fase de grupos pelo Tolima. Ronaldo decidiu encerrar sua carreira e deu adeus aos gramados em fevereiro de 2011.
Parceria eterna com o Corinthians
Em suma, Ronaldo nunca deixou o Corinthians de lado, e a parceria rendeu retorno fora do campo. Ele foi um dos principais responsáveis pela equipe ter arrecado um valor de R$ 30 milhões em patrocínios, o maior de um clube brasileiro até então.
Além disso, Ronaldo foi importante em mudanças estruturais do próprio clube. Por sua vivência no futebol europeu, o craque foi importante em questões para melhorar as condições dos atletas, como o CT, um dos mais modernos do país.