Aviso de Cookies

Mundial de Clubes: Fifa anuncia novo formato que contará com 32 times

Roberto Mentha

Updated on:

Presidente da Fifa anuncia novo formato que contará com 32 times

Gianni Infantino, presidente da Fifa, anunciou nesta sexta-feira, 16 de dezembro, a criação de um novo Mundial de Clubes, a disputa deverá acontecer a cada quatro anos, com 32 times.

A primeira edição será em 2025, com sede ainda a ser definida. Além disso Infantino anunciou também que vai criar um Mundial de Clubes Feminino.

Infantino, em uma entrevista coletiva em Doha, no Catar, dois dias antes da final da Copa do Mundo2022 falou sobre o novo formato.

Presidente da Fifa anuncia novo Mundial de Clubes

Mundial de Clubes, a disputa deverá acontecer a cada quatro anos, com 32 times.
Mundial de Clubes, a disputa deverá acontecer a cada quatro anos, com 32 times.

 

“Será como a Copa do Mundo das seleções”, declarou Infantino, que afirmou ainda, que haverá um Mundial de Clubes Feminino, os detalhes de formato, data e número de clubes participantes ainda serão definidos.

No Mundial masculino, o número de times por continente também ainda será definido.

De acordo com o que apurou o GE, fonte desta matéria, a Uefa e a Associação de Clubes Europeus (ECA) querem que a Europa tenha 12 representantes, sendo uma condição apresentada para apoiar a competição.

No entanto, a Fifa não anunciou onde será esta primeira edição do novo Mundial de Clubes, mas é natural que o torneio com 32 times acontecça na América do Norte, como evento-teste para a Copa do Mundo de 2026.

Lembrando que o próximo Mundial de seleções será disputado em três sedes: Canadá, Estados Unidos e México.

 

A versão estendida do Mundial de Clubes foi anunciada pela Fifa no ano de 2019

A saber, a primeira edição aconteceria em 2021, com 24 clubes. No antento, com pandemia da Covid-19, a ideia da entidade foi adiada, que manteve o formato apenas com os campeões continentais nos anos seguintes.

Neste formato inicial, o torneio contaria com 24 clubes, e a ideia seria que contasse com oito europeus, seis sul-americanos, e as dez vagas restantes seriam divididas entre os demais continentes.

À época, os clubes europeus e a Uefa anunciaram um boicote ao novo formato do torneio,  por ocupar um grande espaço no calendário.

Agora, com a ampliação de 24 para 32 clubes, já é esperada uma nova resistência das equipes europeias para o novo formato do Mundial.

Corinthians comemora conquista do Mundial há dez anos

Há dez anos, o Corinthians conquistava um dos maiores títulos de sua história, o bicampeonato mundial no torneio de clubes da Fifa, com vitória sobre o Chelsea, da Inglaterra, em Yokohama, no Japão.

A conquista corintiana ficou marcada pela invasão alvinegra de torcedores em território japonês. Mais de 30 mil estiveram presentes no jogo entre Timão e Chelsea.

Deixe um comentário