Aviso de Cookies

Craque neto: Conheça mais sobre o ídolo do Corinthians

João Pieroni

craque neto

Craque Neto: Veja curiosidades sobre esse grande ídolo do Timão.

Neste artigo, mostraremos um pouco mais sobre a carreira do Craque Neto, que atuou não só pelo Corinthians, mas também por clubes que são rivais do timão, como: São Paulo, Palmeiras e Santos. 

Preste atenção na leitura para não perder nenhum detalhe, seja você Corintiano, ou apenas um apaixonado por futebol que esteja visitando o Identidade Corinthiana. 

Como foi a carreira do Craque Neto?

Mostraremos os principais clubes por onde Neto passou e também os acontecimentos mais relevantes, sendo assim, talvez passe alguma coisa. 

A princípio, José Ferreira Neto, ou Craque Neto, nascido na cidade de Campinas, no município de Santo Antônio de Posse, dia 9 de Setembro de 1966, iniciou sua carreira ainda quando criança, na Ponte Preta em 1986. Na Macaca o ex -atleta atuou por quase 1 ano, após isso, Neto se transferiu para as categorias de base do Guarani. 

A habilidade do meia chamou tanta atenção, que aos 17 anos, ele já começou a atuar pelo profissional e detalhe, jogando em alto nível, Neto nem parecia um garoto e sim, um veterano rodado. A torcida do bugre ficou impressionada. Apesar disso, Neto passou o segundo semestre de 1986 no Bangu. 

Em 1987, Neto começou a despertar interesse de clubes de maior expressão no Brasil, até que veio uma proposta do São Paulo para o meia, que foi aceita pelo Bangu. 

No clube Paulista, o ex – atleta teve uma participação bem discreta por conta de um acidente automobilístico, que infelizmente o afastou um bom tempo dos gramados. Porém, Neto chegou a conquistar o Campeonato Paulista pelo Tricolor, em 33 partidas disputadas, o meia marcou 5 gols. 

Em 1988, Craque Neto voltou para o Guarani de Campinas, onde o seu futebol continuou a brilhar.  No  Bugre, ele foi Vice Campeão Paulista. Na final do campeonato estadual diante do Corinthians, apesar da derrota, Neto marcou um gol de bicicleta, que até hoje é lembrado na internet, ou nos programas de televisão. 

No começo de 1989, o ex- atleta foi contratado pelo Palmeiras, porém, não conseguiu jogar bem no alviverde, Emerson Leão que comandava o Verdão na época, escalou Neto de ponta esquerda, o que acabou com seu futebol. 

No meio de 1989, Neto se transferiu para o Corinthians, onde teve a melhor atuação de sua carreira, o  seu futebol finalmente foi mostrado para o mundo, o talento do Craque Neto aumentou gradativamente no Timão. O ex -atleta se sentiu em casa no SCCP. 

Craque Neto melhorou ainda mais suas cobranças de falta atuando pelo Corinthians, além de sua habilidade com a bola nos pés melhorar bastante também, alguns até compararam Neto com o inesquecível Maradona. Ainda mais quando ele fez um gol parecido com o do argentino na Copa de 1986 diante da Inglaterra, onde Neto driblou meio time da Ponte Preta. 

Pelo Corinthians, a maior conquista do meia foi o Brasileiro de 1990, onde ele foi protagonista junto do goleiro Ronaldo Giovanelli, um dos grandes ídolos do Corinthians

Neto também teve algumas passagens pela seleção brasileira. Em 1983, o ex – atleta participou dos jogos Pan Americanos. Em 1988, o meia participou das olimpíadas de Seul com a equipe principal, onde ficou com a medalha de prata. 

Em 1990, Neto sonhava em ir à Copa do Mundo, porém, isso não foi possível. O técnico Sebastião Lazaroni optou por convocar o ídolo do Corinthians. 

Porém, em 31 de outubro de 1990, o meia foi chamado para participar de um amistoso em comemoração aos 50 anos do Rei Pelé, e teve a grande honra de substituir o dono da festa. Além disso, marcou um gol de falta. 

No ano de 1991, na Copa América, Neto voltou a seleção, ficou com o vice e marcou um gol diante a seleção da Bolívia. Fora essas participações, Neto jogou alguns amistosos pela amarelinha, ao todo foram 26 partidas e 7 gols marcados. 

Números do Craque Neto no Corinthians

Veja a seguir o histórico do Craque Neto no Corinthians:

Jogos disputados: 228

Jogos titular: 208

Vitórias: 105

Empates: 74

Derrotas: 49

Gols marcados: 80

Conquistas: Campeonato Brasileiro de 1990, Paulista de 1997 e Supercopa do Brasil de 1991

Por que Neto parou de jogar?

Craque neto emocionado

Por fim, Neto pendurou as chuteiras quando tinha 33 anos e seu último clube foi o Deportivo Italchacao, da Venezuela. O ex -atleta sentiu que era o momento de parar quando não estava rendendo o esperado, até mesmo nos treinamentos. 

Em entrevista para um portal de notícias, Neto contou  um acontecimento que fez ele parar de jogar de vez. 

” Eu estava no treino, quando fiz uma força tremenda para chutar a bola, e saiu um chute super fraco. Ali eu vi que era o momento da minha carreira ser encerrada. Vi que não dava mais para mim. No dia seguinte fui para São Paulo, sem avisar ninguém.”

Como está o Craque Neto hoje em dia?

Atualmente, Neto trabalha em um programa esportivo chamado Donos da Bola, ele atua como apresentador, trazendo as novidades dos clubes, dando opiniões, porém, ele é sincero e nunca deixa para trás o seu amor pelo Corinthians em algumas análises.

Deixe um comentário